PERGUNTAS FREQUENTES


Estou procurando por um registro antigo, como devo proceder? Casos de imigração e cidadania estrangeira.

A partir do nome completo da pessoa registrada e indicação de intervalo de datas (possível data do nascimento, casamento ou óbito), é possível pesquisar informações primárias e evoluir para o atendimento do cartório sem sair de casa, seção PESQUISA POR REGISTROS.

Orientamos cuidado com a grafia dos nomes, visto que o sistema é específico.

A Central do Registro Civil do Estado do Rio Grande do Sul – CRCRS congrega toda a base de dados estadual de nascimentos, casamentos e óbitos, e demais atos do Registro Civil – como emancipações, interdições e divórcios.

Embora o prazo legal determine a inserção na CRCRS de atos lavrados de 1946 até os dias atuais, grande parte dos cartórios possui os registros mais antigos.

A seção para buscas no acervo estadual é a PESQUISA POR REGISTROS. Atenção, não utilize nossos canais de suporte para este fim.

Registros mais antigos do que o ano de 1946 podem não ser localizados. Orientamos então que sejam contatados os cartórios do município ou região onde o ato possa ter ocorrido, uma vez que, nestes casos é necessária uma busca mais minuciosa nos acervos.

Se a busca através da seção PESQUISA POR REGISTROS não lhe atender por qualquer outro motivo, você deverá prosseguir com o pedido na seção SOLITAR CERTIDÃO. Na sequência, escolha as opções NÃO TENHO O NÚMERO, NÃO TENHO INFORMAÇÃO, NÃO DESEJO FAZER A PESQUISA. Por fim, escolha um cartório para receber o atendimento. Este cartório realizará a busca do registro para você.


Posso buscar por um registro indicando um único município?

Ao realizar uma busca, nosso sistema procura em todos os registros civis do estado. Não é possível especificar um único município.


Como devo escolher qual a certidão pedir, impressa/materializada ou digital?

Antes de escolher a versão desejada, você deve verificar e se certificar sobre qual o formato adequado para o fim que se destina a certidão. A certidão digital, usualmente só é aceita em meios digitais, por não possuir validade se impressa.


Posso optar em receber a minha certidão via Correios?

Sim, você pode escolher esta modalidade.


Como devo acompanhar o meu pedido?

Assim que concluída a fase inicial da abertura do pedido, o número de protocolo de atendimento será informado em tela.

Quando da primeira movimentação, que é o envio do orçamento por parte do cartório, você receberá um aviso via mensagem SMS.

Toda a movimentação do seu pedido deverá ser acompanhada dentro da CRC CIDADÃO, na aba “acompanhar pedido”, inserindo o CPF/CNPJ informado e o número do protocolo.


Como saber qual o cartório responsável pelo meu pedido?

Os dados sobre o cartório que está atendendo você, estão dentro do protocolo. Caso você necessite se comunicar com o cartório, utilize a caixa de diálogo do próprio protocolo.


A certidão que preciso é de inteiro teor, como proceder?

Através da CRC CIDADÃO o usuário pode solicitar uma certidão de inteiro teor. Porém, há casos com informações sigilosas entre outras questões, cabe ao cartório avaliar as peculiaridades do pedido e verificar as possibilidades de atendimento.


Meu protocolo foi encerrado e preciso falar com o cartório que me atendeu, como faço?

Quando encerrado o protocolo, a caixa de diálogo ficará indisponível. Orientamos que você entre em contato com cartório pelo telefone informado no topo do protocolo. Caso encontre dificuldades, faça contato com a CRC CIDADÃO na aba “fale conosco”.


Em quanto tempo o cartório enviará o orçamento?

Os cartórios prezam por um atendimento ágil e eficiente. Quanto mais completa for a troca de informações sobre a sua solicitação, mais brevemente o cartório concluirá o atendimento. Não há prazo normatizado para o envio de orçamento.


Em quanto tempo a minha certidão estará disponível?

Ao receber o orçamento do cartório, você poderá gerar o boleto e proceder com o pagamento. Após a compensação do pagamento, o cartório tem até 5 dias úteis para disponibilizar a certidão. Em caso dos Correios, acompanhe seu pedido pelo código de rastreio.


A certidão digital é enviada por e-mail?

Não, a certidão digital é anexada no protocolo da CRC CIDADÃO e estará disponível para download por até 30 dias.